sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Como funciona a reciclagem de oléos de automoveis


O óleo de motor usado contém muitos materiais tóxicos. O Gastão sabe que reciclar o óleo de motor usado de pessoas que mudam o seu próprio óleo usado é uma maneira económica e ambientalmente inteligente de tratar este tipo de resíduos perigosos. Sempre que um carro necessita de uma mudança de óleo, ele recolhe o óleo neste bidão. Quando ele fica cheio, o camião do programa de reciclagem de óleo recolhe-o para ser “limpo” e reutilizado.
O Gastão também aceita óleo de motor usado de pessoas que mudam o seu próprio óleo. Ao proporcionar este serviço, ele sabe que o óleo usado será recolhido de forma correcta e não irá ser derramado pela canalização abaixo, nos terrenos, pelos esgotos públicos de Reciclapólis ou colocado junto ao lixo regular.
Se alguém na tua família mudar o óleo do carro em casa, certifica-te que o óleo usado é levado para a estação de gasolina mais próxima, a uma garagem de mudança de óleo ou a um centro de recolha de resíduos perigosos. Nunca derrames óleo de motor usado pelos esgotos ou pelas canalizações abaixo, onde pode espalhar-se por um corpo de água e contaminá-la juntamente com os peixes, plantas e animais que lá vivem.



Como funciona a Reciclagem de óleos alimentares?


A eliminação dos óleos alimentares nos dias de hoje oferece risco elevado para meio ambiente, uma vez que estes quando lançados pela rede de esgotos ou depositados em aterro, provocam impactes negativos elevados. Dados relativos ao nosso Pais, mostram que em cerca de 125 mil toneladas deste resíduo, apenas 3000 são recolhidas. Relativamente ao óleo alimentar é possivel este ser utilizado para fabricar sabão, ou produção de combustivel para motores a diesel. Outra hipótese, é a sua reciclagem, a fim de se obter biodisel . A utilização deste óleo em motores diesel oferece vantagens a nivel da qualidade do ar, sobretudo no que se refere à emissão de partículas,enxofre e nulidade no que se refere a dióxido de carbono. Mesmo quando os ésteres são usados em mistura com gasóleo, as emissões de partículas sofrem uma redução até aos 40%.Os ésteres contêm pouco enxofre e não possuem compostos aromáticos.

Quantas vezes o aço pode ser reciclado

O aço pode ser reciclado infinitas vezes.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem_de_aço






Como funciona a reciclagem do aço

A reciclagem de aço tem uma longa história. O aço é relativamente fácil de reciclar: máquinas gigantes trituram carros velhos e resíduos de construção. A lei norte-americana, por exemplo, requer que uma determinada proporção de todo aço produzido seja aço reciclado: todo o aço dos Estados Unidos contém, pelo menos, 25% de aço reciclado.
Depois de classificada, a sucata de aço é derretida e refinada novamente em enormes folhas ou bobinas. Essas folhas ou bobinas podem ser enviadas para fabricantes para a produção de carrocerias de carro ou materiais de construção.
http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem3.htm

Onde podemos fazer a Reciclagem de Equipamentos electrónicos em portugal?


Podemos fazer a reciclagem de productos eletrónicos em portugal é em aterros um dos maiores aterros do mundo fora de Portugal é no Rio de Janeiro no Brasil.

O que é a Colecta Selectiva?


Colecta selectiva - a utilização de contentores que recolham, separadamente, o papel e o vidro está cada vez mais difundida e também estão a colocar outros contentores para plásticos, metal, pilhas etc. Nas comunidades mais avançadas na gestão dos RSU, em cada domicílio, colectam-se os diferentes resíduos em bolsas distintas, e cuida-se especialmente deste trabalho prévio do cidadão, separando os diferentes tipos de lixo. Nesta fase é preciso ter cuidado para que não se produzam rupturas das bolsas e contentores, para que o lixo não se espalhe pelas ruas, com a colocação indevida etc. Também estão a desenvolver camiões para a colecta e contentores com sistemas que facilitam a comodidade e a higiene neste trabalho.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Qual a identidade responsável da campanha green cork?

A campanha GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus.













Qual o objectivo da campanha green cork?

O objectivo da campanha green cork é recolher rolhas de cortiça!

O que é a campanha green cork?


A campanha GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological.Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.






http://oplanetadostraquinas.blogspot.com/2008/04/green-cork-quercus.html

Entidade responsável pelas olimpíadas do ambiente


O projecto, organizado pelo Instituto INTERVIR MAIS da Universidade Católica Portuguesa, Quercus e Zoomarine, é reconhecido pela Presidência da República, que atribui o seu Alto Patrocínio. As diversas edições anteriores envolveram já mais de 325.500 alunos e milhares de professores, entre outros agentes educativos e parceiros.

Qual o objectivo das olimpiadas do ambiente?


Promovendo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o projecto pretende que jovens e professores aprofundem o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa e mundial, desenvolvam competências para investigar e resolver problemas ambientais e adoptem comportamentos que protejam o Ambiente.Mais do que um concurso, as OA pretendem dotar os participantes de conhecimentos que sejam aplicáveis nas práticas do dia-a-dia. Durante as fases do projecto são apreendidos conceitos e adquiridas ferramentas que contribuem para a construção da sustentabilidade local. Os jovens que passam pela experiência são capazes de efectuar escolhas mais conscientes e estender as boas práticas adquiridas a toda a comunidade envolvente.O projecto, organizado pelo Instituto INTERVIR MAIS da Universidade Católica Portuguesa, Quercus e Zoomarine, é reconhecido pela Presidência da República, que atribui o seu Alto Patrocínio. As diversas edições anteriores envolveram já mais de 325.500 alunos e milhares de professores, entre outros agentes educativos e parceiros.

O que são as olimpiadas do ambiente


As OA constituem uma sólida e dinâmica opção, para motivar a efectiva integração dos conceitos e práticas ambientais no ensino formal, nas escolas portuguesas. Esta iniciativa tem uma larga abrangência na comunidade escolar, sendo destinada a alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e a professores de todas as escolas nacionais.Promovendo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o projecto pretende que jovens e professores aprofundem o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa e mundial, desenvolvam competências para investigar e resolver problemas ambientais e adoptem comportamentos que protejam o Ambiente.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

quais são os combostiveis gerados apartir do petroleo

o petroleo existe em grandes quantidades no mundo?


sim existe. Mas o consumo excesivo das pessoas cada vez á menos

quais as principais caracteristicas do petroleo e qual a sua composição?



O Petróleo é uma substância viscosa, mais leve que a água, composta por grandes quantidades de Carbono e Hidrogênio (hidrocarboneto) e quantidades bem menores de Oxigênio, Nitrogênio e Enxofre.
A natureza complexa do Petróleo é resultado de mais de 1200 combinações diferentes de hidrocarbonetos.
Ele pode ocorrer nos estados:
Sólido - Asfalto
Líquido - Óleo crú
Gasoso - Gás natural


O petróleo (óleo de pedra) é um líquido oleoso, insolúvel em água e mais leve do que ela. Sua coloração varia entre pardo - escuro e negro e é encontrado em jazidas no subsolo da crosta terrestre.

quais as principais caracteristicas do petroleo e qual a sua composição

qual a origem da palavra petroleo


A palavra petróleo vem do latim, petra e oleum, correspondendo à expressão “pedra de óleo”. O petróleo ocorre na natureza ocupando vazios, existentes entre os grãos de areia na rocha, ou pequenas fendas com intercomunicação, ou mesmo cavidades também interligadas.

Tipos de compostagem.


Há diversos tipos de compostagem – aeróbia e anaeróbia, com micro-organismos em colónias introduzidas no sistema, com minhocas ou simplesmente deixando actuar os micro-organismos que existem naturalmente.
A compostagem pode ser executada industrialmente e para isso existem já grandes sistemas de compostagem com ou sem aproveitamento de biogás e sua valorização energética…
…mas também pode ser encarada como uma mais valia a desenvolver em qualquer pequena, média ou grande empresa, ou mesmo em sua casa, desde que se produzam resíduos orgânicos compostáveis.

matereais a compostar


o que é a compostagem?


Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

tempo para a decomposição de materiais?



JORNAIS E EMBALAGENS DE PAPEL-
3 MESES A VÁRIOS ANOS

CIGARROS E FOSFOROS-
1 A 2 ANOS


CHICLETE-
5 ANOS

NYLON-
30 ANOS

PLÁSTICOS/TAMPAS DE GARRAFA-
+ DE 100 ANOS


PNEUS-
+ DE 100 ANOS


LATAS DE ALUMÍNIO-
+ DE 1000 ANOS


VIDRO-
+ DE 10000 ANOS


FRALDAS DESCARTAVEIS-

+ DE 20 ANOS

O que deve e não deve ser depositado no contentor vermelho?


No pilhão devem ser colocadas as pilhas dos aparelhos eléctricos e acumuladores (baterias de telemóveis).

No pilhão não devem ser colocadas as baterias dos automóveis e outros materiais eléctricos ou electrónicos.

O que deve e não deve ser depositado no contentor amarelo?


O que se deve colocar no contentor amarelo
No ecoponto amarelo vão as embalagens de plástico, como:· garrafas e garrafões de água;· Garrafas de sumos· Garrafas de vinagre· Frascos de champô· Outras embalagens de plásticoE as embalagens de metal, como:· Latas de bebidas· Latas de conserva· Tabuleiros de alumínio· Outras embalagens de metal· Aerossóis vazios.


O que não se deve colocar no contentor amarelo
Há coisas que não podemos colocar no contentor amarelo, porque não são recicláveis. Assim ficas com mais esta dica, vê quais são:
· Embalagens de óleo;
. Embalagens de margarina;
. Electrodomésticos;
. Talheres;
. Ferramentas.

O que deve e não deve ser depositado no contentor verde?


O que se deve colocar no contentor verde - vidrão
No contentor verde vão as embalagens de Vidro:· Garrafas;· Frascos;· Garrafões;· Boiões;(de água, vinho, Cerveja, Sumos, Molhos, Compotas e iogurtes)


O que não se deve depositar no contentor verde?

O que não se deve colocar no contentor verde - vidrão
Há coisas que não podemos colocar no contentor verde, porque não são recicláveis. Assim ficas com mais esta dica, vê quais são:· Azulejos;· Pratos e chávenas;· Copos e jarras;· Rolhas e tampas;. Janelas, lâmpadas e espelhos;. Pirex e cristal.

O que deve e não deve ser depositado no contentor azul?




O que se deve colocar no contentor azul - papelão
No contentor azul vão as embalagens de papel e cartão, como:· Jornais;· Papel de escrita;· Revistas;· Caixas de cartão;· Embalagens de cartão para bebidas.




O que não de deve por no contentor azul?


O que não se deve colocar no contentor azul - papelão
Há coisas que não podemos colocar no contentor azul, porque não são recicláveis. Assim ficas com mais esta dica, vê quais são:· Papel absorvente (guardanapos, lenços);. Papel de lustro;. Papel vegetal;. Papel autocolante;. Fraldas.