sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Nos últimos 30 anos existiram fontes de energia primária que cresceram na sua utilização mundial e outras que decresceram. Dá dois exemplos das que cr

ENERGIAS QUE CRESCEM

O petroleo e o gâs.
ENERGIAS QUE DECRESCEM

A madeira e o carvão .

Define energia Potencial e cinética.

Energia cinética

Em física, a energia cinética é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objecto para tirá-lo do repouso e colocá-lo a uma velocidade.

Energia potencial

É a energia que um objecto possui pronta a ser convertida em energia cinética. Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador, todos possuem energia potencial.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Consequências Ambientais do Consumo elevado de Energia?

Energia é insumo fundamental na produção. As chamadas fontes energéticas apresentam-se em diferentes formas na natureza, em diferentes níveis de refinamento que vão da lenha à nuclear. Em uma avaliação global de um sistema energético é conveniente expressar todas as formas de energia de uma maneira unificada.
Neste trabalho, descreve-se sumariamente a conversão para energia útil e equivalente e apresenta-se uma forma expedita para avaliação da energia equivalente a partir de dados do Balanço de Energia, no formato da OCDE(R1) e de coeficientes baseados no Balanço de Energia Útil brasileiro (R2).
Os balanços energéticos nacionas, utilizados em vários países como instrumento de planejamento e avaliação, classificam as fontes energéticas em primárias, que são os produtos energéticos providos pela natureza na sua forma direta, como o petróleo, gás natural, carvão mineral, minério de urânio, lenha e outros.
Uma primeira contabilidade pode ser realizada a partir do poder calorífico superior desses produtos já que, na grande maioria dos casos, esta energia está sob a forma química. Outras formas de energia primária como a hidráulica, eólica, solar e nuclear são tratadas de maneira especial, geralmente, levando em conta sua capacidade de gerar energia motriz.
Boa parte dos produtos primários, como o petróleo, passam por um processo de transformação que os convertem em formas mais adequadas para os diferentes usos. O local onde se realiza este processo é denominado genericamente de centro de transformação.
No caso do petróleo, o centro de transformação são as refinarias, onde são obtidos produtos de uso direto, como a gasolina, o óleo diesel, o querosene, o gás liqüefeito e outros, que são classificados como energia secundária. Em alguns casos, uma fonte secundária, como o óleo combustível obtido do petróleo, passa por um outro centro de transformação onde é convertido em eletricidade.
Em qualquer transformação parte da energia é perdida no processo.
http://ecen.com/eee18/enerequi.htm

Define fontes de energia. Dá 3 exemplos.

fontes renováveis;fontes não renováveis, fósseis ou convencionais.

energia prímária

Energia primária» é o recurso energético que se encontra disponível na natureza (petróleo, gás natural, energia hídrica, energia eólica, biomassa, solar). Exprime-se normalmente, em termos da massa equivalente de petróleo (quilograma equivalente de petróleo - kgep - ou tonelada equivalente de petróleo - tep). Há formas de energia primária (gás natural, lenha, Sil) que também podem ser disponibilizadas directamente aos utilizadores, coincidindo nesses casos com a energia final.
http://www.getep.pt/index.php?Itemid=42&id=50&option=com_content&task=view

Define energia Potencial e cinética.

Energia potencial:
É a energia que um objeto possui pronta a ser convertida em energia cinética. Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador, todos possuem energia potencial. Esta energia está pronta a ser modificada noutras formas de energia e, consequentemente, a produzir trabalho: quando o martelo cair, pregará um prego; a mola, quando solta, fará andar os ponteiros de um relógio; o arco disparará um seta. Assim que ocorrer algum movimento, a energia potencial da fonte diminui, enquanto se modifica em energia do movimento (energia cinética). Levantar o martelo, enrolar a mola e esticar o arco faz, por sua vez, o uso da energia cinética produz um ganho de energia potencial.
Energia cinética:
É a energia que um corpo em movimento possui devido à sua velocidade. É calculada por:
m= massa do corpo.
v= velocidade do corpo.
Isto significa que quanto mais rapidamente um objeto se move, maior o nível de energia cinética. Além disso, quanto mais massa tiver um objeto, maior é a quantidade de energia cinética necessária para movê-lo.

Recursos energéticos

primeira forma de energia que o homem utilizou foi o esforço muscular (humano e de animais domesticados), a energia eólica (vento), e a energia hidráulica, obtida pela corrente dos rios. Posteriormente, com a Revolução Industrial, na segunda metade do séc. XVIII e no séc. XIX, surgem as modernas máquinas, sendo as fontes de energia mais utilizadas a madeira e o carvão.
No século XX, com a invenção do motor de explosão, o petróleo começou a ser o principal recurso energético.
Actualmente, os recursos energéticos que podem ser utilizados pelo homem são de dois tipos: não renováveis e renováveis.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) são recursos não renováveis isto é, um dia se esgotarão completamente; eles também são muito poluidores, pois o seu uso implica muita poluição do ar. Por esses motivos eles estão actualmente em declínio, em especial o petróleo. Assim, o Homem teve a necessidade de encontrar energias alternativas para suprimir as suas necessidades e eliminar os problemas ambientais. Das alternativas possíveis são a energia eólica, solar, hidroeléctrica, geotérmica, marés, ondas, biomassa e biogás.
As fontes de energia estão ligadas ao tipo de economia: quanto mais industrializada ela for, maior será o uso de energia.

Energia Não renovável
Energias Sujas: Nuclear e Combustíveis Fósseis
O Greenpeace é uma instituição que defende a utilização de energias renováveis em substituição às fonte sujas de energia.
Mas, há outras fontes de energia que não são renováveis. Por exemplo, a energia que usamos nos nossos carros não se pode fabricar; os combustíveis fósseis levam milhões de anos para se formarem e não podem ser produzidos de um dia para o outro.
As fontes de energia não renováveis são finitas e esgotam-se (um poço de petróleo não pode ser enchido pois este combustível é resultado de milhões de anos de decomposição orgânica). Uma vez gasta não é possível usá-la de novo, por isso, o melhor é conservar e poupar ao máximo as formas de energia não renovável.
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/cienciasnaturais/ciencias_trab/recursosenergeticos.htm

CONCEITOS DE ENERGIA

O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, pode ser encontrado em todas as disciplinas da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Química.
Qualquer coisa que esteja a trabalhar - por exemplo, a mover outro objeto, a aquecê-lo ou a fazê-lo ser atravessado por uma corrente eléctrica - está a "gastar" energia (uma vez que ocorre uma "transferência", pois nenhuma energia é perdida, e sim transformada ou transferida a outro corpo). Portanto, qualquer coisa que esteja pronta a trabalhar possui energia. Enquanto o trabalho é realizado, ocorre uma transferência de energia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia

ideias eficientes

Ideias eficientes
Casa do futuro

Penso que todas estas ideias são todas positivas porque tudo contribui para que aja menos desperdícios de agua luz e etc…

Centros empresariais solares

Acho que estes aspectos de painéis solares por nos edifícios é uma excelente ideia mas acho que deviam inventar algo que ao receber luz solar conseguisse guardar essa energia para que mais tarde podassem utilizar.

Campeonato Eco '08

Penso que as ideia de não tar a falar muito tempo ao telemóvel acho que é desnecessária porque acho que nem faz bem nem mal ao ambiente.

Iluminação a LED´s

Acho que é uma ideia nutavel mas penso que não é todas as pessoas que conseguem comprar dessas lampedas para toda a casa.

Ecrãs ecológicos

Penso que é uma ideia excelente mas é presizo é que alguém construa esse carregador a luz solar.

A Melhor Semana

Aspectos positivos: penso que todos estes aspectos são todos benéficos para o ambiente.
Aspectos negativos: acho todos estes aspectos são bons como já disse anterior mas as pessoas que tem de trabalhar todos os dias com essas tecnologias é um pouco difícil de evitar esses objectos.
Serão + Eco Lá no prédio tudo ECO.
Aspectos positivos: é bom porque é uma maneira de os vizinhos conviver uns com os outros e ao mesmo tempo estam a poupar energia
Aspectos negativos: os vizinhos podem não se dar bem.
A minha ideia
Deviam inventar uma coisa que quando chovesse conseguirem aproveitar a energia que a água trás e ao mesmo tempo aproveitar essa água e todas as pessoas deviam ter cisternas para armazenar a água da chuva

edp ideias eficientes

CASA DO FUTURO

1. aspectos positivos-Isto é uma grande ideia, pois podemos canalizar toda a água e assim não pagamos a conta da água.
A minha opinião-O que podíamos também fazer era por exemplo como no Algarve á quase todo o ano sol podiam aproveitar e comprar painéis solares e aproveitar luz pois teriam luz de graça todo o ano.

CENTROS EMPRESARIAIS SOLARES

2. aspectos positivos- pouparia-se muita energia
A minha ideia- todas as lâmpadas deviam só acender-se a presença de movimento e as luses que iluminam as cidades á noite deviam ser de baixo consumo

Campeonato Eco 08

3.
Aspectos positivos- é uma grande ideia pois ajuda a poupar energia
Aspectos negartivos- faz as pessoas ficaram agarradas a ele muito tempo pois tem varias funcionalidades
A MINHA OPINIÃO- acho que devíamos por mais coisas a funcionar a bateria pois pouparíamos muito mais electricidade. Mas tudo em baixo consumo.

Iluminação a LED's
4.
Aspectos positivos- fazem muito bem estas luzes
Aspectos negativos- são um pouco caras
A minha opinião- deviam por estas lâmpadas em todo o sítio

Ecrãs ecológicos

5.
Aspectos positivos- é muito bom
Aspectos negativos- por exemplo se houvesse um mês de chuva não haveria sol para carregar o PC
A minha opinião- acho que se houvesse esses carregadores o PC também teria de fucionaar a energia normal.

A melhor semana
6.
aspectos positivos- é uma grande ideia
aspectos negativos- é um pouco díficil evitar utilizar esses objectos porque são vitais para nós




Serão + Eco Lá no prédio tudo ECO

7. aspectos positivos.

É uma grande ideia pois podemos poupar energia e conviver com os amigos
A mihna opinião.
Deviase fazer isso com mais amigos.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Quais os dez países mais poluidores do mundo

1 - Estados Unidos - 24.3 % - 5,844,042,000 t
2 - China - 14.5 % - 3,263,103,000 t
3 - Rússia - 5.9 % - 1,432,513,000 t
4 - Índia - 5.1 % - 1,220,926,000 t
5 - Japão - 5.0 % - 1,203,535,000 t
6 - Alemanha - 3.3 % - 804,701,000 t
7 - Reino Unido - 2.3 % - 543,633,00 t
8 - Canadá - 2.1 % - 517,157,000 t
9 - Coréia do Sul - 1.8 % - 446,190,000 t
10 - Itália - 1.8 % - 433,018,000 t
http://theteammaster.blogspot.com/2009/02/quais-os-dez-paises-mais-poluidores-do.html